07 dezembro 2009

O Coritiba perdeu mais do que patrimônio....


Os atos grotescos de uma corja de marginais acabou por expor, de forma extremamente negativa e explícita, a incompetência dos atuais gestores do Coritiba. Se até o final da partida frente ao Fluminense, muitos desconfiavam, poucos sabiam e o resto do mundo ignorava, ao apito final do arbitro Leandro Vuaden, essa verdade foi transmitida ao vivo para todo o Brasil, em imagens que rapidamente correram o mundo.

Ficou evidente que estavamos presenciando uma mais das violentas manifestações de uma torcida já presenciados na história do esporte.

Alguém pode lembrar de inúmeros outros episódios, como naquele caso do garoto que foi morto em pleno Pacaembú numa Copa São Paulo, mas na maioria das vezes, como nesta mesmo do Pacaembú, são duas torcidas se confrontando. Todos sabem dos riscos que as cidades correm quando ocorrem Corinthians e Palmeiras, Atletibas, Grenais...dificilmente o patrimonio publico fica preservado, nem vou citar patrimonio privado.

A diferença desta vez foi que, não contentes em bater no juiz e nos adversários, atos por si só extremamente condenáveis, a ira dos bandidos voltou-se ao próprio patrimônio do clube. Vários clubes já tiveram salas de troféus, ou banheiros destruidos.

Isso também não é novidade. Mas a proporção dos eventos ocorridos no Estádio Couto Pereira ontem transcenderam a simples indignação, a raiva, ou a incompreensão do torcedor pela inevitável queda para a série B do Campeonato .

Ultrapassou a violencia voraz, beirou uma insanidade coletiva que poderia ter sido muito, mas muito pior.

Talvez todo verdadeiro coxa branca tenha sentido a mesma raiva, a mesma mágoa que os marginais impensadamente traduziram em caos. O sentimento que veio a garganta do coritibano foi de quem caiu num grande conto do vigário. Me pergunto se o Presidente não tivesse se acovardado e tivesse ficado no Alto da Glória até o final do jogo. O que teria acontecido ? Será que o pessoal da elite, das numeradas, que hoje se dizem indignados, teriam conseguido segurar a multidão querendo a pele do Presidente ?

Infelizmente, esta diretoria covarde optou , a dois anos atrás, pela arte da oratória otimista, independente dos maus resultados, só se falava de centenário, dos eventos, dos shows, da tão sonhada modernização e reconstrução do Couto...venderam pra milhares de pessoas a idéia de que com Marcelinho Paraíba estavamos credenciados senão ao título, pelo menos a Libertadores, o que já seria um presentão de cem anos.

O que se sucedeu todos sabem de cor : perdemos o Paranaense, mas eles disseram que vencer o Atletiba já valia o campeonato, perdemos a vaga na final da Copa do Brasil num jogo estupido em Porto Alegre, partida que já anunciava os problemas que teríamos durante o resto do ano. Vencemos em casa um dos melhores times do Brasil num jogo histórico, aonde a torcida que nunca abandona foi elogiada em todo o País pelo apoio incondicional ao time, mas mesmo assim ficamos pelo caminho.

A saída do Jamelli, o oba-oba da chegada do René Simões, a troca pelo atual treinador. Nem vou citar o monte de barbaridades cometidas pelo marketing num ano tão propenso a gerar receita como o centenário. Outra chance dessas só nos 150 e nos 200 anos...

Até o momento, ninguem apareceu. Nenhuma nota oficial no site, nenhuma entrevista, nenhum sinal de vida. Os diretores da Império Alviverde também não se pronunciaram sobre o fato de todos os invasores vestirem camisetas suas. Aliás, o que dizer do ex-presidente da Império e atual diretor remunerado ser um dos primeiros a partir pra cima da polícia ? Que exemplo ele quer dar ? O ingresso a preço de banana contribuiu, o mau preparo da polícia contribuiu, o que aconteceu em campo contribuiu. Mas de quem é a responsabilidade ?

Foi o dia mais triste dos 100 anos de Coritiba. Fomos parar nas telas de TV e de computadores no mundo inteiro como um bando de selvagens maus perdedores. Estivemos em todos os programas policiais do país como exemplo de trogoloditas que não pensam duas vezes em agredir quando derrotados.

Nós, verdadeiros apaixonados pelo CFC sabemos que não é nem de perto isso. Mas a mancha em nosso lindo escudo estará ali pra sempre.

E agora ? Bom, agora já estamos com o estádio interditado, e pelas declarações do STJD a punição será exemplar. Se cair pra série B já corta de cara a receita do clube em 60%, não quero imaginar se nos rebaixarem pra série C, conforme determina o estatuto do STJD. Temos uma divida enorme com o atual patrocinador, o Banco BMG, que além de ter antecipado a receita dos patrocinios do ano que vem, ainda emprestou um caminhão de dinheiro. E banco, vocês sabem, cobra com juros e correção monetária.

Não temos jogadores valorizados que perteçam 100% ao clube, nem mesmo do Pedro Ken vai sobrar muita coisa, pois os empresários detem a maior parte do passe do jogador. Anos atrás penhoraram o Pachequinho. Ano que vem penhoraremos quem, mesmo ?

Eleições dia 14 ?? Quem vai querer essa pipa ? Pra mim, tinha que ter uma revolução, mandar todo mundo embora e colocar um ídolo pra administrar, sei lá se o Hidalgo, o Krueguer ou mesmo o Pachequinho. Que se cercasse de verdadeiros administradores, gente de qualidade, que abrisse as contas na internet. O Vasco se salvou assim.

Mas, mesmo com este cenário negro que teremos pela frente, eu percebo algo muito pior. Vejo movimentos no orkut para não pagar mais as cotas de sócio-torcedor, aliás outro absurdo comercial. Sinto que algo se quebrou na alma alviverde. Leio os blogs, leio os sites, orkut, twitter, facebook, e só vejo decepção nas palavras.

Li muitos depoimentos emocionados, muitos xingamentos, muita besteira,mas muita coisa certa também. Mas realmente a visão de quem esteve no Couto ontem mudou em relação ao futebol, mudou em relação ao próprio Coritiba. A auto-estima verde e branca está irremediavelmente abalada. Dou graças a Deus de não existir um mísero atleticano aqui em Fortaleza. Imagino o que meus amigos estão passando em Curitiba.

O tempo vai cicatrizar, mas o dia de ontem, o torcedor do Coritiba, a imprensa e a opinião pública não vão se esquecer jamais.

SAV
Postar um comentário

Tudo ao mesmo tempo agora

Facebook, Twitter, LinkedIn, Blogger, Tumblr, Google+, Snapchat, ICQ, WhatsApp... Agora só falta você...